Neste frio, sou culpada por...
- Dra. Patrícia Fagundes
- Jun 25
- 4 min read

A frente fria chegou com força em São Paulo e, por isso, gostaria de dar dicas de cuidados para a pele neste período e refletir um pouco sobre o que negligenciamos quando sentimos aquele calafrio do friozinho.
Quando as temperaturas caem, a nossa pele sofre com o ar mais seco, com o vento gelado e com a queda da umidade relativa do ar. Essas condições não são favoráveis à saúde da pele pois fragilizam a barreira cutânea e aumentam a desidratação. É nesse período que muitas dos nossos pacientes relatam sensação de ressecamento intenso e até mesmo de pequenas fissuras. Isso acontece, em parte, pois é comum negligenciarmos atitudes simples que fariam toda a diferença na manutenção da saúde e do conforto da nossa pele.
Para abordar este tema, preparamos uma pequena brincadeira:
DO QUE VOCÊ É CULPADO(A)?

NÃO PASSOU O FILTRO? HUUUUUMMM...
"Filtro solar nós usamos na piscina e na praia, certo?" Errado! Mesmo nos dias frios e até mesmo nublados, até 80% da radiação ultravioleta (UV) atravessa as nuvens e atinge a sua pele diretamente, sendo responsável por danos ao DNA celular e pelo fotoenvelhecimento. Ao contrário daqueles dias bonitos de verão, a nossa pele está vulnerável pela falta do filtro solar. Outro ponto importante a ser abordado é a tendência do frio em ressecar a pele, enfraquecendo a barreira lipídica e tornando as células mais suscetíveis à radiação.
"Mas estamos cobertos por agasalhos e tocas, precisa mesmo?" Sim! Não se esqueça de que o rosto e as mãos estão expostos à radiação solar e muita gente adora fazer uma pausa para pegar um solzinho no frio, não é verdade? Mas o sol não é o único problema, hoje somos bombardeados pela luz das telas, seja celular, computadores (onde muitos passam a maior parte do dia) e até mesmo luz artificial das nossas casas e escritórios. Todas elas tem o potencial de causar danos à pele.
"Então qual é a solução?" Hábito! Em primeiro lugar, deixe o filtro solar, assim como um creminho hidratante na pia do banheiro, assim você se lembra de aplicá-los sempre que for se maquiar ou escovar os dentes. Aplicar um filtro solar de amplo espectro (UVA + UVB) com FPS ≥ 30 protege contra queimaduras invisíveis e previne alterações profundas na pele.
Pense no filtro como um escudo leve, mas poderoso, que funciona mesmo quando o termômetro está baixo. Muitos hidratantes contêm filtros físicos ou químicos, mas nada substitui a aplicação dedicada do protetor solar antes da camada de hidratação, garantindo dupla defesa.

QUEM NÃO GOSTA DE UM BANHO QUENTINHO
Há quem goste até de sair com a pele vermelha do banho de tão quente. Haja resistências de chuveiro para isso! Bem, mergulhar em água muito quente pode parecer reconfortante, mas elimina a camada protetora de lipídios da pele, deixando ela ainda mais ressecada, numa época que a pele já costuma ressecar. Lembra do primeiro tópico deste texto? Além disso, a água quente favorece irritações e microfissuras.
"Como seria o banho ideia?" Banhos mornos e mais rápidos, pois assim você limpa e se cuida sem agredir a pele. Logo após o enxágue, aplique um creme hidratante rico em ceramidas enquanto a pele ainda está úmida para repor os lipídeos perdidos e "selar" a umidade natural. Este é o combo perfeito para um banho eficiente e saudável.
Mas preciso admitir algo: às vezes é difícil não se entregar para um banho bem quentinho num dia de muito frio.

Mas está muito friiiiiio!
Já esta culpa é para se sentir culpado mesmo, pois água é um dos elementos mais básico para a nossa saúde. Beber água regularmente, seja no inverno ou no verão, é essencial para manter o equilíbrio de todos os sistemas do corpo, desde a termorregulação até a nutrição das células cutâneas. No frio, costumamos esquecer da água porque não sente aquela sede típica do calor. Mas mesmo em dias gelados, nosso corpo continua precisando de líquidos para funcionar bem, e isso inclui manter a pele bonita e a disposição em alta.
Beber água ajuda a regular a temperatura interna e evita aquela sensação de pele repuxada ou ressecada que o frio traz. Além disso, mantém o sangue fluindo direitinho e dá um “up”, evitando aquele cansaço que insiste em aparecer quando a gente fica horas sem se hidratar.
"O que posso fazer para beber mais água?" Simples, hábito! Não há momento errado para beber água e não é necessário sentir sede, pois, se depender disso, muitas pessoas passariam o dia inteiro sem dar um único gole, principalmente no frio. A solução? Carregar uma garrafinha com você, seja no carro, na mesa do trabalho ou ao lado da cama, assim você se ajuda a criar o hábito. Beber água é prática, é o ato de se educar!
Vamos nos cuidar?
Claro que a "culpa" citada neste texto não passa de uma brincadeira, mas é fundamental adaptar a sua rotina e os seus hábitos também para o frio. Isso inclui praticar atividades físicas (o que pode ser um sofrimento no frio), alimentação saudável e outros temas não citados aqui.
Quer saber como manter a sua pele saudável e linda? É só agendar uma consulta e passar com uma médica dermatologista, pois ela é a especialista mais capacitada para te mostrar o este caminho.
Comentários