Como a pele se comporta no inverno?
- Dra. Patrícia Fagundes

- 26 de jun. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de jun. de 2022
Antes de começar a adaptar a sua rotina de skincare para o frio, é preciso compreender o motivo pelo qual é tão importante ter esse cuidado específico no inverno.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que, devido à baixa umidade do ar e as temperaturas mais frias, um mecanismo natural da nossa pele, a perda de água por evaporação e consequente redução da hidratação, é impactado deixando a pele mais seca e desprotegida.
Outro determinante é o fato de que, por não estarmos sentindo tanto calor quanto no verão (quando suamos mais, perdemos mais líquidos e precisamos repor a hidratação mais constantemente), não bebemos tanta água quanto de costume, e a pele é logo a primeira a sentir essa falta.
E, se você é uma dessas pessoas que adora tomar um banho com água quente para lidar com o frio, tome cuidado! A SBD também explica que essa prática, quando constante, pode causar uma remoção da oleosidade natural da pele de forma mais intensa. Assim, o manto lipídico (que protege nossa pele de micro-organismos, e também da perda de água para o ambiente externo) não consegue reter a umidade da pele.
Você cuida da sua pele de forma especial no inverno?
Qual é o seu segredo?







Comentários